Atividade de encaixe com escorredor de macarrão

escorredor-limpadores6

Para brincar com a pequena Alice, de 1 ano e 7 meses, resolvemos resgatar uma atividade que fazia sucesso em casa quando os meninos eram menores e que nós já estávamos com muita saudades. Um escorredor de macarrão, um punhado de limpadores de cachimbo (canudinhos também servem) e assim começa um divertido jogo de encaixe.

Aproveitamos uma tarde chuvosa sem poder sair de casa e, enquanto Alice escutava suas músicas favoritas, colocamos em um canto da sala o escorredor com vários limpadores encaixados nos pequenos buracos. Logo que descobriu a novidade ela veio, muito curiosa, ver de perto o que era aquela coisa estranha. Começou puxando os arames coloridos para fora dos buracos. Puxou um, puxou mais um. A mamãe então explicou que ela poderia também colocá-los de novo nos buracos. E lá foi a pequena, muito concentrada, tentar o desafio de encaixar o limpador no pequeno furinho. Tarefa realizada! Uma, duas, várias vezes. E que tal empurrar os limpadores até o final, para ver se desaparecem no buraco?

Alice então resolveu investigar o escorredor. Pegou, olhou, virou para um lado e para o outro. Será uma panela? E em seu momento faz de conta, colocou todos os limpadores coloridos lá dentro e sorriu, contente com o resultado. Tira novamente, coloca, mistura e cai tudo no chão mais uma vez. E assim ela seguiu por um bom tempo, sem perder o interesse na brincadeira.

Por fim, quando a música voltou a chamar sua atenção e ela saiu dançando pela sala, demos a atividade por encerrada. Engano nosso! Ela voltou correndo para fazer uma última experiência: usar o escorredor como chapéu! Agora sim a brincadeira está completa.

Ficou com vontade de brincar também? Veja as nossas dicas.  

escorredor-limpadores

escorredor-limpadores2

escorredor-limpadores3

escorredor-limpadores4

escorredor-limpadores5

escorredor-limpadores7

escorredor-limpadores10

escorredor-limpadores11

escorredor-limpadores8

escorredor-limpadores9

DICAS

    • Gostamos de usar limpadores de cachimbo pois são fáceis de moldar e agradáveis ao tato. É possível comprá-los em lojinhas de artigos japoneses ou papelarias especializadas.
    • A brincadeira também funciona com canudinhos. Só certifique-se de comprar um tamanho que entre nos furos do escorredor com facilidade.
    • Para os pequenos, corte os limpadores ou canudos ao meio. Facilita a atividade.
    • Para os maiores, proponha colocar o mesmo limpador em diversos buracos, formando um zigue zague.

PRINCIPAIS ESTÍMULOS

    • Coordenação motora. É um excelente exercício para o desenvolvimento da coordenação motora fina.
    • Concentração.
    • Visão e tato.

SEGURANÇA

    • Antes de começar a brincadeira, verifique se o escorredor não tem nenhuma parte que possa machucar ou se não é pesado demais. Atenção também para alças e parafusos soltos.
    • Os limpadores de charuto são feitos de arame. Apesar de revestidos e seguros, a atividade deve sempre ser acompanhada por um adulto para evitar acidentes.
    • Não deixe que a criança coloque os limpadores na boca, orelha ou nariz.

PREPARO e BAGUNÇA

  • Simples demais de preparar e não faz bagunça. No final é só recolher os limpadores, que podem ser usados repetidas vezes.