Tem algum tempo que não postamos aqui no blog. Não é por falta de vontade, ao contrário. A gente sente uma saudade imensa de escrever com mais frequência e mostrar um pouco do que estamos fazendo, mas a realidade é que nem sempre conseguimos dar conta de tudo. O motivo da nossa falta de tempo é um projeto lindo que logo mostraremos aqui para vocês.
E enquanto não recuperamos o ritmo, decidimos reorganizar nossas fotos e postar uma brincadeira antiga, que ficou perdida no meio de tantas outras. Na época estávamos fazendo diferentes experimentações sensoriais, e enchemos uma bacia com bolinhas de gel, dessas que crescem na água. Elas são geladinhas e escorregadias, gostosas de tocar e brincar. Os meninos adoraram! Cataram montes com as mãos, apertaram até esfarelar, mergulharam os braços até que por fim decidiram entrar na pequena bacia para sentir as bolinhas com os pés.
Recentemente achamos um saquinho de bolinhas na floricultura e resolvi repetir a brincadeira, agora com meu filho já bem maior do que quando fizemos as fotos. A exploração foi menos sensorial mas mesmo assim rendeu boas horas de brincadeira. As bolinhas foram transportadas de um lado para o outro do banheiro nos carrinhos de brinquedo, depois foram colocadas e tiradas de diferentes garrafas até que finalmente foram jogadas de um lado para o outro para ver o quanto pulavam. Sim, fez uma bagunça imensa, mas valeu a diversão! Para terminar a brincadeira, espalhamos as bolinhas (ou o que sobrou delas) pelos vasos da casa. :)
DICAS
- Para hidratar as bolinhas siga corretamente as instruções na embalagem do produto.
- Faz parte da brincadeira esperar as bolinhas crescerem!
- Para brincar sem tanta bagunça coloque as bolinhas em um saco plástico transparente e feche com fita adesiva.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS
- Tocar as bolinhas com mãos e pés é muito gostoso e um ótimo estímulo sensorial.
- Para os pequenos, segurar as bolinhas também exercita a coordenação motora.
SEGURANÇA
- Antes de começar a brincadeira verifique se o produto é tóxico ou se contém algum ingrediente que possa causar alergias.
- Não brinque com crianças muito pequenas que possam colocar as bolinhas na boca.
- Não jogue as bolinhas na privada ou na pia, pois pode causar entupimentos.
PREPARO e BAGUNÇA
- É preciso ter paciência para esperar as bolinhas crescerem, o processo pode demorar várias horas. Planeje a brincadeira com antecedência.
- O nível de bagunça depende de cada criança. Procure brincar ao ar livre ou em lugares fáceis de limpar, como o banheiro, quintal ou varanda.