bolinhas_gel_massacuca_01

bolinhas_gel_massacuca_02

bolinhas_gel_massacuca_03

Tem algum tempo que não postamos aqui no blog. Não é por falta de vontade, ao contrário. A gente sente uma saudade imensa de escrever com mais frequência e mostrar um pouco do que estamos fazendo, mas a realidade é que nem sempre conseguimos dar conta de tudo. O motivo da nossa falta de tempo é um projeto lindo que logo mostraremos aqui para vocês.

E enquanto não recuperamos o ritmo, decidimos reorganizar nossas fotos e postar uma brincadeira antiga, que ficou perdida no meio de tantas outras. Na época estávamos fazendo diferentes experimentações sensoriais, e enchemos uma bacia com bolinhas de gel, dessas que crescem na água. Elas são geladinhas e escorregadias, gostosas de tocar e brincar. Os meninos adoraram! Cataram montes com as mãos, apertaram até esfarelar, mergulharam os braços até que por fim decidiram entrar na pequena bacia para sentir as bolinhas com os pés.

bolinhas_gel_massacuca_04

bolinhas_gel_massacuca_06

Recentemente achamos um saquinho de bolinhas na floricultura e resolvi repetir a brincadeira, agora com meu filho já bem maior do que quando fizemos as fotos. A exploração foi menos sensorial mas mesmo assim rendeu boas horas de brincadeira. As bolinhas foram transportadas de um lado para o outro do banheiro nos carrinhos de brinquedo, depois foram colocadas e tiradas de diferentes garrafas até que finalmente foram jogadas de um lado para o outro para ver o quanto pulavam. Sim, fez uma bagunça imensa, mas valeu a diversão! Para terminar a brincadeira, espalhamos as bolinhas (ou o que sobrou delas) pelos vasos da casa. :)

DICAS

  • Para hidratar as bolinhas siga corretamente as instruções na embalagem do produto.
  • Faz parte da brincadeira esperar as bolinhas crescerem!
  • Para brincar sem tanta bagunça coloque as bolinhas em um saco plástico transparente e feche com fita adesiva.

PRINCIPAIS ESTÍMULOS

  • Tocar as bolinhas com mãos e pés é muito gostoso e um ótimo estímulo sensorial.
  • Para os pequenos, segurar as bolinhas também exercita a coordenação motora.

SEGURANÇA

  • Antes de começar a brincadeira verifique se o produto é tóxico ou se contém algum ingrediente que possa causar alergias.
  • Não brinque com crianças muito pequenas que possam colocar as bolinhas na boca.
  • Não jogue as bolinhas na privada ou na pia, pois pode causar entupimentos.

PREPARO e BAGUNÇA

  • É preciso ter paciência para esperar as bolinhas crescerem, o processo pode demorar várias horas. Planeje a brincadeira com antecedência.
  • O nível de bagunça depende de cada criança. Procure brincar ao ar livre ou em lugares fáceis de limpar, como o banheiro, quintal ou varanda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *