Por Renata Maria

alinhavo3

Nós queríamos apresentar aos nossos meninos uma atividade de alinhavo. Algo simples, resistente e relativamente fácil, para que eles fossem introduzidos ao bordado. Bordar é uma ótima atividade para qualquer criança. Trabalha coordenação motora fina, concentração e criatividade. Além de ensinar a importância da construção de um processo do começo ao fim.

Pois bem, abrindo a gaveta do papai encontramos um monte de cadarços coloridos de tênis  e pensamos que eles seriam perfeitos para começarmos a brincar. A ponta serviria como uma agulha e o cordão como uma linha mais grossa. Compramos pedaços de EVA na papelaria e fizemos alguns furos com furador. Então propusemos a atividade.

Os meninos começaram empolgados, mas o tamanho do cadarço – enorme, já que vem de um pé tamanho 43 – fez com que eles enfiassem 3 furinhos e logo desistissem. Passar de um furo ao outro exigia grande esforço ao puxar o longo cordão que era muito maior que o braço deles. Fomos então buscar um cadarço de um tênis da época em que o Gael ainda era bebezinho e que esta guardado para o irmão mais novo e refizemos o convite para brincadeira.

Mais uma vez eles fizeram a atividade por alguns minutos mas sem a empolgação inicial. O tamanho do cadarço fez sim muita diferença, mas a atenção deles já estava em brincar com outros objetos da casa.

O pouco que brincaram também fez com que enfiassem o cadarço apenas pela metade, o que tudo bem. O objetivo mínimo da atividade era o treino de coordenação.

Para nós ficou a lição de sermos um pouco menos ansiosas e testarmos a atividade antes de nosso filhos, pensando na perspectiva deles. Na verdade na maior parte das vezes fazemos isso, mas nesse dia fomos tomadas pela empolgação de apresentar uma nova brincadeira que vínhamos concebendo há algum tempo e acabamos atropelando esse processo importante.

Ainda assim, apesar de tantos tropeços, acreditamos que essa é uma ótima brincadeira e que muitas outras crianças vão gostar de fazer em casa. E até mesmo aqui voltaremos a apresentar num outro dia.

Que tal tentar na sua e dizer pra gente como foi? Mais dicas depois das fotos! 

alinhavo

alinhavo2

alinhavo4

alinhavo6

Coordenação motora

Dificuldade de preparo fácilPouca bagunça

DICAS

    • Dá para fazer com papel mais grosso ao invés do EVA.
    • Você pode fazer figuras simples, como um quadrado, retângulo ou círculo e furar em volta, ou pode até desenhar coisa mais complexas e usar diferentes cores de cadarço.

PRINCIPAIS ESTÍMULOS

      • Coordenação Motora Fina. O movimento de alinhavar é um ótimo exercício.
      • Concentração. A atividade exige foco e atenção.
      • Criatividade. Com diferentes cores as crianças podem criar formas e desenhos com as linhas.

SEGURANÇA

        • É uma atividade para maiores, pois crianças muito pequenas ainda não têm coordenação e podem se machucar com o cadarço.

PREPARO E BAGUNÇA

      • Simples de fazer e sem bagunça. Só é necessário visitar a papelaria do bairro para procurar material.