Um clássico das brincadeiras caseiras, colares de macarrão já faziam sucesso na época das nossas vovós. Quando testamos aqui a receita para colorir macarrão, a saudade bateu em nossos corações e resolvemos revisitar esta atividade tão querida das nossas infâncias. Desta vez contamos com a participação especial da amiga Anna Barbara, de quatro anos, que adora usar fantasias, colares e pulseiras, ou seja, a garota perfeita para brincar com a gente!
Decidimos usar apenas macarrão argolinha e investimos na variedade de cores para deixar nossas joias bem lindas. Preferimos usar elástico ao invés de barbante, pois fica mais fácil na hora de colocar e tirar do pescoço e do pulso. Para ajudar na montagem, colamos na ponta do fio um pedacinho de fita adesiva, que funciona como uma agulha improvisada. Depois de montado, é só dar um nozinho duplo nas pontas do elástico e pronto!
Fizemos um primeiro colar para testar o tamanho. Anna Barbara ficou atenta ao preparo e logo seguiu criando lindas composições com as cores. Antonio, vendo a amiga brincar, quis participar também e aventurou-se a montar o seu próprio colar. Para ele, que ainda não completou três anos, é uma atividade difícil pois exige um maior nível de coordenação motora e concentração. Como era de se esperar, minutos depois qualquer outra coisa tirou sua atenção e ele saiu correndo pela casa, com um punhado de macarrão colorido na mão. Até mesmo para a Anna não é divertido ficar tanto tempo focada na mesma atividade, portanto recomendamos que os adultos entrem na bagunça e ajudem a fazer os colares para a criançada brincar depois. Quer maneira mais gostosa de matar a saudade da infância?
Tudo pronto? É agora que a verdadeira brincadeira começa! Anna aproveitou todo o macarrão colorido que sobrou e preparou um lindo banquete de faz de conta. Convidou reis e rainhas para a festa e todos foram ao evento usando elegantes pulseiras e colares.
Crie você também seus colares e personagens. Tem mais dicas no fim do post. ♥
DICAS
- Varie o formato do macarrão a cada brincadeira e crie uma coleção de colares diferentes.
- Os pequenos também adoram participar. Proponha a brincadeira e ajude na montagem: entenda que é normal crianças perderem o foco durante algumas atividades.
- É uma ótima atividade para fortalecer o aprendizado das cores.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS
- Visão e tato.
- Coordenação motora. Manusear objetos pequenos é um ótimo exercício.
- Concentração.
- Imaginação. Colares e pulseiras permitem imaginar muitos personagens e brincadeiras.
SEGURANÇA
- Macarrão cru é duro e crianças pequenas podem engasgar ao colocar na boca.
- Brinque apenas com os maiores de três anos.
- Use um elástico bem fino, fácil de arrebentar caso o colar enrosque em outro objeto.
- Atenção para o tamanho! Não faça colares pequenos demais que possam apertar o pescoço ou grandes demais que possam dificultar as brincadeiras e causar acidentes.
- Não deixe crianças montando colares e pulseiras sozinhas, pois a atividade precisa da supervisão de um adulto.
- Guarde os colares e pulseiras e só deixe a criança brincar quando um adulto estiver por perto.
PREPARO e BAGUNÇA
- Dificuldade de preparo moderada. Macarrão é fácil de colorir mas exige preparo antecipado. Faça em maior quantidade para durar muitas brincadeiras.
- A bagunça costuma ser moderada, mas tem sempre um macarrão que foge para debaixo do sofá.
Pingback: Para brincar junto: vamos fazer colar de macarrão colorido?()
Pingback: Brincadeiras divertidas para fazer no Carnaval! - Just Real Moms - Blog para Mães()