Garrafas vazias são perfeitas para atividades sensoriais e as possibilidades são infinitas. Fáceis de fazer, são uma ferramenta incrível para o aprendizado dos pequenos, que descobrem o mundo por meio dos sentidos. Que tal brincar com as temperaturas? Mãozinhas adoram sentir a diferença entre quente e frio!
Separe duas garrafas plásticas vazias e tire o rótulo para não correr o risco de ele soltar durante a brincadeira. Caso sobre um pouquinho de cola, passe fita adesiva ao redor para evitar que acumule sujeira ou incomode a criança. Coloque água morninha em uma das garrafas. Muito cuidado com a temperatura! Água quente demais pode derreter o plástico e queimar as mãos. Para deixar a brincadeira mais divertida e estimular ainda mais a curiosidade, colocamos algumas gotinhas de corante vermelho e estrelinhas metálicas na água morna. A versão geladinha ganhou sorrisos de plástico e corante amarelo. Cole muito bem a tampa e passe uma fita adesiva ao redor para reforçar. Pronto! Agora basta deixar que os pequenos sintam as sensações de quente e frio enquanto balançam as garrafas vendo estrelas e sorrisos dançarem na água.
Gostou da ideia? Existem muitas outras brincadeiras sensoriais usando garrafas e queremos postar todas aqui no blog! Aguardem.
Tem mais dicas lá no fim do post. ♥
DICAS
- Escolha garrafas com o plástico mais firme. Algumas são finas demais, amassam com facilidade e podem rasgar.
- Use sempre água potável. Para os mais novinhos, com menos de 8 meses, não coloque as lantejoulas.
- No lugar do corante de alimentos, você pode usar a água que sobra da beterraba cozida. Cenoura também serve.
- Coloque a garrafa na geladeira para brincar novamente. Atenção para não deixar gelada demais! A proposta é sentir as diferenças de temperatura sem causar desconforto para a criança.
- Para deixar quentinha, coloque a garrafa em uma bacia e despeje água morna ao redor. JAMAIS use o microondas ou tente aquecer em banho maria.
- Converse com a criança durante a brincadeira. Diga o nome das cores, explique a diferença entre quente e frio, mostre o que tem dentro da garrafa. Usar diferentes palavras contribui para a construção do repertório da fala.
SEGURANÇA
- Lave bem a garrafa por fora antes de oferecer para a criança. Provavelmente ela colocará na boca.
- Ao colar a tampa, não deixe sobras de cola que possam ser engolidas caso a criança coloque a garrafa na boca.
- Vale repetir: cuidado com a água quente! Uma boa maneira de testar se a temperatura está agradável é colocando a garrafa em contato com o pulso. Se a primeira sensação ao toque não for agradável, espere um pouco mais para começar a brincadeira.
- Nunca deixe crianças brincando sem supervisão. É muito importante que um adulto sempre esteja acompanhando a atividade.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS
- Tato e visão.
- Coordenação motora. Para crianças pequenas agarrar e manusear objetos é um ótimo exercício.
- Concentração. Colocar pequenos objetos na água estimulam a concentração.
- Linguagem.
PREPARO e BAGUNÇA
- Muito simples e rápido de fazer. Bagunça zero!
Massa Cuca essa dá super certo. Parabéns. Beijos