Por Renata Maria

jogo_pratinhos5

Aqui em casa o Gael anda numa fase de jogar coisas. Às vezes a mala de escola, outras o sabonete na hora do banho, um copo de plástico no chão, um brinquedo… e na maior parte das vezes faz porque gosta de ver o que acontece com o que está jogando: o barulho, a posição que cai, se quebra, se amassa. Nem sempre temos um final feliz com esses experimentos e confesso que às vezes é um pouco frustrante explicar que não é bacana jogar as coisas no chão o tempo todo.

Daí que quando tivemos a ideia de fazer um jogo de acertar argolas de pratinhos sabíamos que seria uma boa maneira de colocar um objetivo nessa energia de jogar por diversão. Foi com um rolo de papelão e alguns pratinhos de aniversário que montamos a brincadeira, literalmente em 5 minutos.

Começamos apresentando o jogo e colocando um desafio mínimo de distância. Mas os pratos leves combinados com a força que o Gael colocava na hora de jogar tornaram o objetivo de acertar o rolo impossível. Pensamos em ajustar a brincadeira, mas nem foi preciso porque o Gael por conta própria foi se aproximando da base até chegar numa distância satisfatória para acertar os pratinhos no canudo. Brincou por uns bons minutos, até se juntar com o Antonio numa outra brincadeira.

O joguinho ficou por semanas na prateleira de brincadeiras e ele revisitou muitas e muitas vezes. Com o tempo desencanou do objetivo de acertar o tubo e passou a jogar os pratos para cima para ver o movimento deles no ar, girando. Confesso que essa nova maneira de brincar deixou a mamãe mais tranquila e o irmãozinho mais sossegado para dormir sem ser acordado com o barulho de um copo caindo no chão. ;)

Quer jogar também? Tem passo a passo e fotos de como foi a brincadeira. 

jogo_pratinhos

jogo_pratinhos2

jogo_pratinhos3

jogo_pratinhos4

jogo_pratinhos6

Coordenação motoraImaginação

Dificuldade de preparo fácilPouca bagunça

DICAS

  • Ótima atividade para brincar com os amigos.
  • Quer deixar o desafio mais difícil? É só aumentar a distância da base.
  • Que tal brincar com números e quantidades? Escreva números de 1 a 6 nos pratinhos e peça para a criança jogar na ordem. Depois é hora de contar quantos pratos acertaram o alvo e quantos ficaram de fora.

PRINCIPAIS ESTÍMULOS

  • Coordenação motora. Acertar o prato é uma ótima atividade de coordenação e movimento.
  • Imaginação. Aqui os pratinhos viraram objetos voadares!

SEGURANÇA

  • É uma brincadeira segura feita de papelão, mas precisa ser brincada pelos maiorzinhos que não colocam mais coisas na boca.

PREPARO e BAGUNÇA

  • É simples de preparar, basta ter todo o  material.
  • Bagunça zero! Jogou, acertou, não acertou, é só recolher os pratinhos, colocar no rolo para depois brincar muitas outras vezes.