Por Grazi Iacocca

Antonio está descobrindo brincadeiras com as mãos e Joquempô virou a grande novidade do momento. Gostou tanto que até na hora de dormir, já deitado na cama, pede para jogar.

Para quem não conhece ou já não lembra mais, Joquempô é a brincadeira da pedra, papel e tesoura. A mão fechada representa a pedra, mão aberta o papel e dois dedos esticados formando um V representam a tesoura. Os jogadores escondem uma das mãos atrás das costas, falam pausadamente a palavra jo-quem-pô e mostram a mão no formato do objeto escolhido. A pedra quebra a tesoura, a tesoura corta o papel e o papel embrulha a pedra. Simples assim.

Antonio quis mostrar a brincadeira para o amigo Gael e ensinou como fazer cada objeto com as mãos. Ajudamos explicando as regras do jogo, mas para eles pouco importa ganhar ou perder, o divertido mesmo é a “batalha” entre os objetos. Um de fato finge cortar a mão do outro, depois a mão embrulha a outra no formato de pedra e assim seguem brincando e dando risada dos movimentos.

A brincadeira nunca dura muito tempo, mas é gostosa demais e costumamos repetir várias vezes ao dia. Afinal, qualquer lugar serve para uma rodada ou duas de joquempô.

Que tal colocar as mãos para brincar? 

joquempo

joquempo3

Coordenação motoraImaginação

Dificuldade de preparo fácilPouca bagunça

DICAS

Aqui costumamos fazer barulinhos divertidos imitando uma tesoura cortando, um papel amassado ou uma pedra batendo na tesoura. Deixa a brincadeira bem mais engraçada!

PRINCIPAIS ESTÍMULOS

  • Imaginação. Transformar as mãos em objetos estimula a imaginação.
  • Coordenação motora. Ajuda a coordenar os movimentos das mãos e dedos.

SEGURANÇA

  • Brincadeira segura e totalmente inofensiva. :)

PREPARO e BAGUNÇA

  • Sem nenhum preparo, sem nenhuma bagunça. E a brincadeira te acompanha em qualquer lugar!!