porcas-parafusos6

Bater, martelar, serrar, parafusar. Por aqui atividades de manutenção da casa estão a todo vapor no faz de conta dos nossos meninos. Tem sempre um armário que precisa de uma martelada, uma parede que precisa ser serrada ou uma cama faltando um parafuso.

Tivemos então a ideia de pegar emprestado com o vovô alguns parafusos bem grandes para eles brincarem, montando assim a atividade perfeita para nossos pequenos construtores.

O amigo Igor veio nos ajudar a encontrar todas as porcas para um montão de parafusos. E não é que descobrimos que eles têm muito mais utilidades do que só parafusar? Primeiro viraram martelo e prego, com um batendo no outro. Igor então pediu uma luva para sua mamãe e, recebendo um pegador de panelas, logo mudou a brincadeira e começou a lavar os parafusos, um a um e com muita atenção, fazendo o barulho da água caindo. Tudo bem limpinho, hora de transferir porcas e parafusos de um pote para o outro. Achou tão divertido escutar o ruído que faziam ao bater um no outro que resolveu jogar todos no chão. Foi então a vez de rosquear as porcas nos parafusos, com alguns ganhando 2 ou 3 porcas de uma só vez! Além de, claro, testar os tamanhos certos para completar a atividade.
 
E assim um único objeto transformou-se em muitas brincadeiras!

Quer explorar parafusos também? Veja nossas dicas depois das fotos. 

porcas-parafusos

porcas-parafusos2
Igor transformou os parafusos em martelo e prego.
porcas-parafusos4
Depois lavou todos com a ajuda da sua luva especial. Eles ficaram bem limpinhos!
porcas-parafusos3
Hora de transferir porcas e parafusos de um potinho para o outro.
porcas-parafusos5
E que tal rosquear duas porcas no mesmo parafuso?

DICAS

  • Use vários tamanhos de parafusos e porcas para a atividade ficar mais divertida e apresentar diferentes desafios.
  • Evite peças muito pequenas para crianças que ainda estão aprimorando coordenação motora fina,  elas podem não conseguir rosquear e ficar impacientes.
  • Limpe bem todas as peças antes de começar a brincadeira.


PRINCIPAIS ESTÍMULOS

  • Coordenação Motora. Estimula principalmente a coordenação motora fina, ótimo exercício para as pequenas mãozinhas que estão aperfeiçoando habilidades de encaixar e rosquear.
  • Sensorial. Parafusos e porcas têm texturas e formatos interessantes de serem explorados pelo tato.
  • Raciocínio logico. Será que esta porca pequenininha cabe neste
    parafuso grandão? Ótima atividade para compreender tamanhos e
    proporções.
  • Criatividade. Para uma criança parafusos e porcas podem servir para um montão de coisas além de rosquear, portanto é importante deixar que explorem livremente os objetos e criem suas próprias brincadeiras. 


    SEGURANÇA

  • Só vale brincar com crianças que já não colocam mais objetos na boca ou no nariz. Assim mesmo tenha sempre um adulto atento durante toda a atividade.
  • Atenção na hora de escolher os parafusos: é importante que não sejam pontudos e que não tenham farpas  para não machucar. Teste passando a mão em todas as peças antes de usar.
  • Não use parafusos ou porcas que estejam enferrujados.
  • Cuidado para as crianças não prenderem os dedinhos dentro das porcas.
  • Caso a criança use os parafusos como martelo, fique atento para que não acertem uma martelada nos dedinhos sem querer.


    PREPARO e BAGUNÇA

  • Não tem preparo, basta encontrar parafusos de um bom tamanho, lavar e
    começar a brincar!
  • Mas dependendo da quantidade e tamanho, muitos parafusos e porcas
    principalmente pequenos podem fazer bagunça espalhados pelo chão.

Comentários

  1. Estou encantada com este site. Não vejo a hora do meu pequeno (7 meses) crescer para brincar de coisas assim. Mas já vi que tem muita coisa que já dá para brincar com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *